quinta-feira, 16 de julho de 2020

MEIOS PARA CONSERVAR A VOCAÇÃO NO MUNDO-SANTO AFONSO

Meios para conservar a vocação no mundo

Aquele que deseja obedecer fielmente à voz de Deus deve determinar-se, não somente a segui-la, mas a segui-la sem demora e o mais rápido possível, se não quiser expor-se a um grave risco de perder a vocação. E, se por circunstâncias especiais, se vir forçado a esperar, terá muito cuidado para conservá-la como se fosse uma joia muito preciosa que lhe tivesse sido confiada. Três são os meios principais para custodiar a vocação: segredo, oração e recolhimento.

1º O segredo

Ordinariamente falando, devemos guardar segredo sobre nossa vocação, porque normalmente as pessoas do mundo não têm escrúpulo nem vergonha de insinuar aos jovens chamados ao estado religioso que em qualquer lugar, ainda no meio do mundo, é possível servir a Deus.

É verdade que podemos servir a Deus em todo lugar; mas isso deve ser entendido a respeito daqueles que não são chamados à vida religiosa, não daqueles que se sentem com vocação de Deus e ficam no mundo para satisfazer seus caprichos. Estes, só com grande trabalho, como foi dito, serão capazes de levar uma vida reta e servir a Deus.

2º A oração

Em segundo lugar, deve-se lembrar com insistência que a vocação religiosa só se conserva com a oração: aquele que abandona a oração, certamente a perderá. É necessário rezar e rezar muito. Que o jovem medite ordinariamente as verdades que se relacionam com a vocação, considerando quão grande é o favor divino que o Senhor lhe dispensou, quão bem assegura sua salvação eterna se corresponde a ele e, pelo contrário, se é infiel, como se expõe a condenar-se eternamente.

Também é necessário que todas as orações que se dirijam a Jesus e a Maria, especialmente na visita ao Santíssimo e depois da comunhão, tenham como fim alcançar a perseverança, dizendo-lhes: “Aqui me tendes, Senhor, já não sou meu, sou totalmente vosso. Eu me dei inteiramente a Vós, agora volto a renovar minha doação e entrega. Aceitai-a, Senhor, e dai-me a força necessária para ser-vos fiel e entrar o quanto antes em vossa santa casa”.

3º O recolhimento

Em terceiro lugar, é necessário guardar o recolhimento, o que não será possível sem evitar o trato e a conversação com o mundo. Uma pequena coisa basta para perder a vocação, vivendo no mundo. Bastará um dia de diversão desordenada, a burla de um amigo, um desejo pouco domado, um apego, um temor vão, uma tentação de desalento, tudo isso poderá ser suficiente para destruir todas as resoluções de consagrar-se a Deus.

Por tudo isso se compreenderá quão importante é guardar recolhimento, desprendendo-se de todas as coisas que lembram o mundo. Quantos são aqueles que por não cultivar esse recolhimento perderam a vocação e finalmente a alma!

Santo Afonso Maria de Ligório, Extratos de "A Vocação Religiosa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário