quinta-feira, 21 de outubro de 2021

VIDA DE SANTA LETÍCIA

SANTA LETÍCIA 21 DE OUTUBRO 

Origens

Seu nome vem do Latim Laetitia e significa “alegria” ou “felicidade”. Pouco se sabe sobre sua história. Sabe-se que foi virgem e e ntregou sua vida por causa da fé em Jesus Cristo. Por isso, é chamada de Mártir. Ela viveu, provavelmente, por volta do ano 406, no tempo de Atila, rei dos hunos.

Companheira de Santa Úrsula

Santa Letícia é conhecida como uma das dez virgens que acompanharam Santa Úrsula. Por isso, sua história é ligada à de Santa Úrsula, filha de um rei inglês. Este rei concordou em casar sua filha com um rei pagão, obtendo a promessa de que o noivo se converteria à fé cristã. Assim, Santa Úrsula partiu, acompanhada de dez virgens, como era o costume, mais uma comitiva, em direção à França, para a cerimônia de casamento. Santa Letícia era uma dessas dez virgens.

Encontro com a morte

Quando já estavam em território francês, a comitiva de Santa Úrsula, Santa Letícia de as outras virgens, deparou-se com o exército dos hunos. Úrsula foi requisitada para se tornar uma das esposas de Atila, o rei dos Hunos, pelo fato de ser muito bonita. Ela, porém, recusou-se por causa de sua fé. As virgens, inclusive Letícia, apoiaram Úrsula, assumindo a fé cristã. Atila exigiu que elas renegassem a fé para sobreviver. Elas, porém, recusaram-se terminantemente a negar a fé em Jesus Cristo. Por isso foram todas assassinadas.

Base histórica

Uma descoberta arqueológica comprovou a história. Trata-se de uma inscrição encontrada numa igreja milenar em Colônia, dedicada a Santa Úrsula. A inscrição fala sobre o martírio de Santa Úrsula e das dez virgens pelas ordens de Atila. Em 1521 foi feita uma exumação dos restos mortais de Santa Úrsula e suas companheiras. Na ocasião, foi encontrada a cabeça de uma das virgens, com a inscrição “Letícia, Mártir”. Após a descoberta, a relíquia de Santa Letícia foi levada para Auerbe, na Espanha. Desde então, ela se tornou a padroeira da cidade e sua festa é celebrada até hoje, no dia 9 de setembro.

Oração a Santa Letícia

“Ó Deus, que destes a Santa Letícia a alegria e a glória de ter oferecido a própria vida para defender a fé m vosso Filho Jesus Cristo, dai-nos, por sua intercessão, a graça da perseverança e de defendermos a fé em todas as situações da vida. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso, amém. Santa Letícia, rogai por nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário