sábado, 23 de novembro de 2019

IMITAÇÃO DE CRISTO-RECOLHIMENTO

Como a graça de Deus não se comunica aos que gostam das coisas terrenas
 
1. Cristo : -Filho,  a minha graça é um dom precioso; ela não sofre mistura de coisas estranhas, nem de consolações mundanas.
Convém, pois, que afastes todos os impedimentos da Graça, se desejas que te seja infundida .
Procura para ti um lugar retirado, estima ficar a sós contigo, não busques conversa com ninguém; dirige antes fervorosos preces a Deus, para que possa ter a  compulsão de coração e a pureza de consciência.
Avalia  em nada o mundo todo, prefere o serviço de Deus a todas as coisas exteriores; pois não podes, ao mesmo tempo, tratar comigo e deleitar-te em coisas transitórias.
Importa que te afaste dos conhecidos e amigos e desprendas  o teu coração de todo o conforto temporal.
Assim exorta o bem-aventurado apóstolo Pedro, que os discípulos de Cristo se considerem, neste mundo, como estrangeiros e peregrinos.
2. Oh! Quanta  confiança terá à hora da morte aquele que não se deixou prender por nenhum afeto da terra!
Ter, porém, assim desprendido o coração, não compreende o espírito ainda enfermo; Por que não pode o homem carnal conhecer a liberdade do homem interior.
Todavia, se quiser ser verdadeiramente espiritual, faz-se mister renunciar tanto aos estranhos quanto aos parentes e de ninguém guardar-se  mais que de si mesmo.
Se, perfeitamente, a ti mesmo te venceres, facilmente subjugarás o restante.
Perfeita  vitória é triunfar de si mesmo.
Aquele pois, que a si mesmo se domina, de modo que a sensualidade obedeça a razão e a razão a mim em todas as coisas, este  é realmente vencedor de si mesmo e senhor do mundo.
3. Se desejas subir a estas alturas, importa começar varonilmente e pôr o machado à raiz, para arrancar e destruir o secreto e desordenado apego que tens a ti mesmo e a todos os bens particulares e sensíveis.
Deste vício do amor excessivo e desordenado, que o homem a si  mesmo tem, provém tudo o  que, radicalmente, se há de vencer., dominado e destruído aquele mal, seguir-se-lhe-á  grande tranquilidade.
Como, porém, são poucos os que se aplicam a morrer, perfeitamente, a si mesmos e a desapegar-se de si, muitos ficam, por isso, presos em si mesmos, sendo-lhes  impossível elevarem- se em espírito, acima de si próprios.
Aquele que deseja seguir-me livremente, deverá mortificar suas inclinações desordenadas e não se apegar a criatura alguma com amor apaixonado.
              
              Reflexões
" Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou Amará  a um e aborrecerá o outro, ou se afeiçoará a este e desprezará aquele". Não podemos ao mesmo tempo servir a Deus e ao mundo; e a vida cristã consiste em libertar-se cada um da escravidão do mundo para adquirir "a liberdade dos filhos de Deus" ( MT 6,24 ; Rom 8, 21 ).
Ora a graça combate em nós por Deus,  contra a natureza corrupta que nos arrasta para o mundo; terrível combate do qual não sai o homem vencedor senão morrendo a si mesmo, a seus pensamentos, a seus gostos, as suas inclinações; e a morte temporal que termina para sempre a luta entre a natureza e a graça, é a última vitória do cristão, o que fazia dizer o apóstolo São Paulo: " Quem me livrará deste corpo mortal?" (Rom 7,24 ).
Exercitemo -nos, pois, a morrer; desapeguemo- nos  inteiramente da terra e de todas as coisas terrenas  ; apartemo- nos de nós mesmos e não vi vamos mais senão em Deus, de Deus e por Deus.
Que buscamos nós fora dele ? Não encerra ele porventura todos os bens ? Oh! quando nos será dado vê-lo " tal qual é , face-a-face ; nos  saciarmos de seu ser, de sua glória"  infinita? Apressemos com ardentes votos o momento que fixará  nossa eternidade, e no transporte de nossos desejos, exclamemos com o profeta: " Ai de Mim, que se prolonga o meu desterro!  Habitei com os povos de Cédar e minha alma foi estrangeira no meio deles" ( 1 Jo 3,2 ;  SL  16,15 ; 119,5 ).

Imitação de Cristo livro terceiro ,Capítulo LIII , página 374 .Paulus 24-° edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário