terça-feira, 27 de março de 2018

A SANTA OBEDIÊNCIA


Conforme ensinam os mestres da vida espiritual, é melhor deixar algum ato de piedade por obediência, do que fazê-lo sem obediência.

- S.Brigida afirma que alguém deixando por obediência uma mortificação, lucra duplamente: alcança o mérito da mortificação que desejava fazer e o mérito da obediência pela qual a deixou.

- Um dia o Padre Francisco Árias foi visitar o amigo São João de Ávila e achou-o pensativo e triste. Perguntando-lhe a razão, S.João, respondeu:

“Felizes de vós, que viveis sob a obediência e estais seguros de fazer o que Deus quer. Quanto a mim, quem me garante ser mais agradável a Deus percorrer as aldeias ensinando os pobres camponeses, do que ficar parado num confessionário atendendo os que chegam? Quem vive sob a obediência tem a certeza de que tudo o que faz para obedecer é conforme a vontade de Deus, e é aquilo que mais agrada a ele” Sirva isso de consolação a todos que vivem sob a obediência.

Obediência completa

            18. Para que a obediência seja perfeita, é preciso que haja nela a vontade e o discernimento. Obedecer com a vontade é obedecer espontaneamente e não a força, como fazem os escravos. Obedecer com discernimento é conformar nosso juízo com o do superior sem discutir o que nos manda nem como no-lo manda.

- S.Maria Madalena Pazzi: “A perfeita obediência exige uma alma sem juízo próprio”

- S.Felipe Neri: Para obedecer bem, não basta fazer só o que se manda; é preciso fazê-lo sem controvérsia, tendo por certo que a coisa mandada para nós é a mais perfeita que podemos fazer, ainda que o contrário fosse melhor diante de Deus.

 19. O que dissemos vale não só para os religiosos, mas também para os leigos na obediência a seus diretores espirituais. Devem pedir a eles as orientações a que se devem sujeitar nas realizações, tanto espirituais como temporais. Assim estão sempre seguros de fazer o que é melhor.

- S.Felipe Neri: “Os que desejam avançar no caminho de Deus, sujeitem-se a um sábio confessor e obedeçam-lhe como a Deus.  Quem assim faz, fica seguro de não prestar contas a Deus das ações que faz... devemos confiar no confessor, pois o Senhor não deixaria errar. Não há coisa mais segura para escapar dos lações do demônio, do que fazer a vontade alheia nas coisas boas. Não há coisa mais perigosa do que querer se dirigir pelo próprio parecer.”

- S.Francisco Sales falando da direção espiritual diz que “Este é o conselho dos conselhos. Por mais que procureis, jamais será encontrada a vontade de Deus tão seguramente como pelo caminho dessa humilde obediência, tão recomendada e praticada por todas as pessoas piedosas do passado”

-S.João Cruz: “Não se contentar com o que diz o confessor é orgulho e falta de fé”

            Entre os ensinamentos de S.Francisco de Sales, existem dois que consolam muito as pessoas escrupulosas:

1º.    Nunca se perdeu um verdadeiro obediente;

2º.    Devemos nos contentar em saber do diretor espiritual que andamos bem, sem nos preocupar em saber como.

- O escrupuloso é obrigado gravemente, a agir contra seus escrúpulos, quando há motivo de temer um dano grave para a alma ou para o corpo. Por isso, os escrupulosos devem ter maior escrúpulo de não obedecer ao seu confessor do que em ir contra  próprio escrúpulo.

- Eis o resumo de nossa salvação e perfeição:

1º.    Renunciarmos a nós mesmos;

2º.    Seguir a vontade de Deus;

3º.    Pedir-lhe sempre que nos dê a força para cumprir uma e outra coisa.

Oração

“Fora de vós, o que há para mim no céu? Se vos possuo, nada mais me atrai na terra... A rocha de meu coração e minha herança eterna é Deus”

- Redentor meu, digno de ser amado infinitamente, descestes do céu para vos dar todo a mim. A quem devo procurar na terra ou no céu senão a vós, o maior bem, o único bem de ser amado?

- Sede, portanto, o único Senhor de meu coração, apossai-vos dele. Que a minha alma só a vós ame, a vós obedeça, a vós procure agradar.

- Gozem os outros das riquezas do mundo; eu quero só a vós.

- Sois e sereias a minha riqueza nesta vida e na eternidade.

A Prática de amor a Jesus Cristo - Santo Afonso Maria de Ligorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário