terça-feira, 27 de março de 2018

A OBEDIÊNCIA COMPLETA - SANTO AFONSO


Obediência completa

15. Qual é o meio mais seguro para saber e aceitar em nossas ações o que Deus quer de nós?

 Não há meio mais seguro e mais certo do que obedecer aos nossos superiores e diretores.

- “Vale mais a obediência do que o sacrifício” Eclo 4,17. Agrada mais a Deus a imolação que fazemos de nossa vontade, sujeitando-a a obediência, do que todos os outros sacrifícios que possamos lhe oferecer. Nas outras coisas, nas esmolas, nas abstinências, mortificações e semelhantes, damos a Deus as nossas coisas, mas dando-lhe a nossa vontade, é a nós mesmos que damos. Oferecendo-lhe os nossos bens, nossas mortificações, damos-lhe uma parte; entregando-lhe nossa vontade, entregamos-lhe tudo. Por isso, quando dizemos a Deus: ”Senhor, fazei-me compreender pela obediência o que desejais de mim, quero fazer tudo”, nada mais temos a lhe oferecer.

16. Quem se sujeitou a obediência, deve desapegar-se da própria opinião. Diz S.Francisco Sales que cada um de nós tem suas próprias opiniões e isso não se opõe a virtude. O que se opõe a virtude é o apego que temos as nossas opiniões.

- Infelizmente este apego é a coisa mais custosa de deixar. Por isso há tão poucas pessoas que se dão a Deus, pois, são poucas que se sujeitam em tudo a obediência. Existe gente tão agarrada a própria vontade que ao lhe ser ordenada alguma coisa, mesmo sendo de seu gosto, pelo fato de a ter de realizar por obediência, perdem a vontade de a executar.

- Os santos não são assim. Eles encontram a tranquilidade nas ações mandadas pela obediência.

- S.Joana Chantal certa vez permitiu as suas monjas que fizessem naquele dia o que mais desejassem. A tarde, elas foram pedir-lhe insistentemente que nunca mais lhes desse tal licença, porque nunca tinham passado um dia tão cheio de tédio como aquele em que estavam desligadas da obediência.

17. É um erro pensar em outra ação melhor do que a mandada pela obediência.

- S.Francisco Sales: “Deixar uma ocupação mandada pela obediência para nos unir a Deus pela oração, pela leitura ou recolhimento, seria afastar-se de Deus para nos unir ao nosso amor próprio.”

- S.Tereza: “Quem faz alguma coisa, mesmo sendo alguma coisa espiritual, mas contra a obediência, age certamente por instigação do demônio e não por inspiração de Deus, como talvez pense; porque as inspirações de Deus estão unidas a obediência... Deus não quer outra coisa de uma alma que está resolvida a amá-lo, senão que obedeça.”

- Pe Rodrigues: “Vale mais uma ação feita por obediência do que qualquer outra coisa que possamos imaginar. Vale mais levantar uma palha do chão por obediência, do que uma longa oração e uma disciplina sangrenta feita por nosso próprio arbítrio”

- S.Maia Madalena Pazi dizia preferir um trabalho por obediência do que a própria oração. Com a obediência estou segura de fazer a vontade de Deus, ao passo que não estou segura dedicando-me a qualquer outra ocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário